A Importância da Comunicação Assertiva para o Público Interno

A Importância da Comunicação Assertiva para o Público Interno

Uma das principais habilidades que devem ser desenvolvidas em profissionais em qualquer idade, é a comunicação assertiva.

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04 de Junho
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A primeira habilidade demonstrada desde tenra idade é a comunicação e, uma das principais habilidades que devem ser desenvolvidas em profissionais em qualquer idade, é a comunicação assertiva.

Isso se deve porque na prática, os profissionais que almejam se destacar no mercado atual, precisam saber transmitir informações com clareza, encorajar e manter bons relacionamentos interpessoais e executar suas funções com habilidade, eficiência e competência (efetividade).

Em artigos anteriores, eu falo sobre a comunicação levando em consideração seus diferentes aspectos, como por exemplo, no post “ Quanto menor o conhecimento, maior a comunicação” (por aqui), em “A maturidade comunicativa” (por aqui), em “O impacto da comunicação nos funcionários” (por aqui) ou, no livro em coparticipação com o Fábio França “A comunicação como estratégia de recursos humanos” (por aqui).

Dessa forma, irei aqui tratar a comunicação assertiva, enquanto arte que se direciona, flexiona e se expande internamente à empresa, sugerindo que você leve em consideração uma publicação recente feita pelo New York Times, que  apontou o seguinte fato: 89% dos empregadores consideram a competência em comunicação um quesito fundamental para contratar e reter colaboradores em seus quadros funcionais.[1]

A arte em questão pode ser comparada com um pitch. Você sabe o que é um pitch?

É um termo americano muito utilizado por startups e em geral, direcionado à possíveis investidores, visando apresentar-lhes uma proposta de solução, um projeto ou mesmo, um problema que foi identificado, visando despertar-lhes a atenção em apenas um minuto.

Apesar de parecer o contrário, um minuto é tempo suficiente para que um profissional consiga ser relevante e impactante, ou em outras palavras, para que se comunique de maneira objetiva o suficiente, para que chegue onde deseja chegar (acerte o alvo).

Sendo assim, bastará a esse profissional manter no transcorrer de todos os segundos de seus horários comerciais, uma comunicação clara, concisa e coerente com a sua própria postura (comunicação não verbal).

Isso não é o mesmo que dizer que ele deva ser um bom orador, mas, todavia, terá que se empenhar para desenvolver em si e quem sabe, conseguir cultivar nos demais, premissas de: efetividade (falar o certo no momento certo e para a pessoa certa), responsabilidade (poder de persuasão e influência), ausência de julgamentos, empatia e escuta ativa (atenção e respeito aos sentimentos e ideias alheias).

Segundo uma outra pesquisa recente, desta vez efetuada pelo Project Management Institute Brasil (PMI), há a informação[2] de que 76% das 300 empresas entrevistadas, definem a má comunicação interna, o motivo principal do fracasso nas diferentes atividades propostas.      

No meu entender, o que ocorre é que muitas delas ainda não realizaram, de fato, um processo de comunicação assertiva, o que acarreta em erros administrativos, como por exemplo, excesso de informações; poucos estímulos para envolvimentos interpessoais – como trabalhos em equipe – e/ou estratégias viáveis - como personalizar mensagens de acordo com os diferentes níveis de entendimento de seus colaboradores.

Empresas são feitas de pessoas que pensam e agem visando o interesse de outras pessoas. A consequência das falhas comunicativas acarreta conflitos que impactam o desempenho pessoal e a produtividade profissional, colocando a empresa em risco.

Dessa forma, a importância da comunicação assertiva para o público interno, encontra-se justamente em evitar tais danos que, com ela, teriam grandes chances de serem evitados.

 

Por: Gutemberg Leite

 

[1] Disponível em: http://www.feevale.br/Comum/midias/a88ed1b7-2826-4917-b632-4fba2a26cd29/Inova%C3%A7%C3%A3o%20e%20Aprendizagem%20Organizacional.pdf> Acesso em maio/2019.

[2] Disponível em: < https://www.infomoney.com.br/imoveis/noticia/1833324/falha-comunicacao-principal-motivo-para-fracasso-nos-projetos>. Acesso em maio/2019.

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