Quer ser um bom líder? Aprenda a falhar e a não ter medo de fracassar

Quer ser um bom líder? Aprenda a falhar e a não ter medo de fracassar

Não existe fórmula mágica para crescer nos negócios, a não ser dedicação. Comece alinhando sua profissão e sua paixão

Artigos
07 de Outubro
0
comentários

Através dos olhos de um observador externo, outras pessoas parecem ter toda a sorte do mundo. Mas é importante lembrar que você só tem uma visão estreita da vida delas. Na realidade, essas pessoas estão mostrando apenas uma versão editada das suas histórias, uma imagem mais bonita, omitindo lutas, fracassos e frustrações. Como o iceberg, que mantém a maior parte da sua massa escondida sob a superfície, impedimos que outras pessoas vejam nossas falhas. Queremos parecer bem-sucedidos e confiantes, esquecendo que enfrentar contratempos nos ajuda a crescer e continuar avançando.

Aprender a falhar é uma habilidade que exige que vejamos a falha como uma parte necessária da aprendizagem. Assim como a loteria diz "Você precisa jogar para ganhar", se deseja ter sucesso, precisa se preparar para fracassar. Depois de entender o que deu errado, você pode focar novamente e tentar outra abordagem. Ao abraçar o fracasso, os líderes se tornam resilientes.

As mulheres são mais avessas ao risco que os homens?

As mulheres tendem a esperar perfeição de si mesmas, o que cria uma aversão ao fracasso. Em, minha opinão, muitas vezes, as mulheres encaram o fracasso de forma pessoal, pois buscam se manter em padrões mais altos e mais reticentes em falhar do que os homens. Entretanto, evitar o fracasso pode impedir as mulheres de avançar, aprender e crescer. O perfeccionismo não faz de você um líder melhor; apenas aumenta a ansiedade e suprime a criatividade.

E os homens?

Como eles não veem o desempenho em um teste como uma medida de sua autoestima, os homens tendem a superar melhor as falhas. Os homens têm maior probabilidade de considerar que um desempenho ruim pode ter a ver com um teste falho. Mulheres e homens recebem feedback de maneira diferente. Quando os homens recebem feedback positivo, sua confiança aumenta mais que as mulheres. E as mulheres tendem a receber feedback negativo pessoalmente e refletir sobre as implicações, ao contrário dos homens que costumam tratar as críticas como uma sugestão.

Mas o local de trabalho não trata as falhas igualmente

As mulheres podem ser julgadas com mais severidade por cometer erros em campos que são considerados dominados por homens (como um chefe de polícia). Victoria Brescoll, psicóloga social da Yale School of Management inventou uma história para estudar como o gênero afetava as reações das pessoas, criando uma história sobre um chefe de polícia que lidava mal com um comício. Quando o chefe era homem, seu índice de eficácia caiu cerca de 10%. Quando o chefe era do sexo feminino, caiu 30% com algumas discussões sobre rebaixamento. Embora esses estereótipos estejam mudando ao longo do tempo, a consequência do fracasso pode impedir as mulheres de considerar esses campos.

O que você deveria fazer?

Adote uma mentalidade de crescimento. Em vez de se preocupar com a prevenção de falhas, concentre-se em reconhecer que isso acontecerá e saiba como seguir adiante. Um grande líder cria um espaço seguro para os funcionários experimentarem coisas novas e fracassarem. Progresso e avanços exigem o desenvolvimento de pessoas que possam inovar. Como líderes, modelamos comportamentos, e é importante estar à vontade para aceitar o fracasso como parte do aprendizado.

Objetivo, prática e persistência. Saiba para onde está indo, visualize como é o sucesso e avance. Aprenda a ficar à vontade sentindo-se desconfortável.

Espere falhar. Em vez de se apoiar e evitar falhas, aceite-as e falhe rapidamente. Evite atrasar o inevitável e dedique seu tempo e energia a encontrar uma solução viável. Use a falha como um degrau para dinamizar, entender a situação e descobrir seu o caminho.

Recuperação. Warren Buffett disse que não investirá em nenhum negócio em que o proprietário não tenha falhado pelo menos duas vezes. A recuperação após uma falha fornece insights, ensina a antecipar o pior cenário e a buscar opiniões externas.

Fracassar é como pular em uma piscina. Pode ser aterrorizante ou emocionante, depende da sua interpretação. Se você tem medo do fracasso, aumentará seu estresse, o que pode levar à inação. Portanto, permaneça positivo, reconheça que você já possui as habilidades necessárias para ter sucesso e se prepare para uma aventura. Enfrente seus medos e eles desaparecerão. Veja o fracasso como um passo em direção ao sucesso.

 

Fonte: CIO

Enviar para um amigo